Opinião: Alta dos combustíveis, de quem é a culpa?

imagem de reprodução

 imagem de reprodução

Governadores de 20 estados dizem em nota que alta do preço da gasolina é 'problema nacional'.

E estão cobertos de razão.É nacional este problema, pois envolve a população brasileira, que está sendo estrangulada diariamente pelo preço dos combustíveis nas alturas.Diretamente ao ter que pagar quase R$ 7,00 em um litro de gasolina.E indiretamente ao ter que conviver com a inflação gerada pela alta dos preços, repassado ao cidadão brasileiro em decorrência do aumento dos combustíveis.

No entanto, existem exceções que estão se beneficiando com esse problema no Brasil. Primeiramente, os acionistas da Petrobras, que tem os seus lucros maximizados com o aumento das commodities.Em segundo, e principalmente, os Estados brasileiros, que se beneficiam diretamente dos aumentos dos combustíveis.Senão vejamos, imagina você na condição de “Estado” e tendo direito a ganhar em porcentagem 27%, você gostaria de ganhar em cima de 1X de 2X, 3X ou 4X?

Lógico que é de 4X não é mesmo?

Pois o X representa de forma hipotética nesse texto o valor do combustível.

Agora, sabe por que o combustível não baixa, porque o Governo, seja estadual ou federal joga a culpa um no outro, mas na realidade não tem nenhum interesse que o petróleo baixe o preço.

Solução não falta para resolver este problema. Um exemplo seria o Congresso Nacional votar um valor fixo para o imposto sobre os combustíveis.Dessa forma, os Estados não se beneficiariam com a inflação decorrente do aumento dos combustíveis e seriam mais solidários ao povo brasileiros cada vez que acontecesse um reajuste. Outro exemplo seria a Petrobras vincular o valor do Barril do Petroleo, não somente ao valor do Dollar, mas a um conjunto de outros fatores, tipo a inflação no Brasil.   

Mas, da forma como está nenhum governo mal intencionado vai querer acabar com a galinha dos ovos de ouro dos impostos brasileiros.Ainda que a mesma seja uma forca para o povo.

Mais de Política